|
CONSUMO DE VERDURAS E FRUTAS
Assunto: Nutrição
Frutas e Verduras Aumentam a Esperança de Conquistarmos Corações Mais Sadios
Quarta-Feira, 31 de Outubro (Medical News Today): O consumo diário de verduras e frutas, combinado a uma dieta de cereais, peixes, sementes e até mesmo uma pequena quantidade de álcool podem diminuir o risco de problemas cardíacos. Pesquisas do Karolinska Institute analisaram os hábitos alimentares de 25.000 mulheres suecas e descobriram dois modelos específicos de dieta que estão diretamente ligados a um coração sadio.
Esta não é a primeira vez em que foi estudada uma relação entre a alimentação e o risco de paradas cardíacas, por exemplo. O que é novo sobre esta determinada parte da pesquisa é que os cientistas traçaram diretamente os hábitos alimentares femininos ao invés de decidir com antecedência qual a espécie de alimento seria examinada. Desta forma, os pesquisadores foram capazes de identificar dois modelos de alimentação específicos, que foram claramente ligados a um risco reduzido da doenças cardiovasculares.
"O primeiro foi caracterizado por um alto consumo de verduras e frutas e o segundo pelo consumo moderado de álcool; estamos falando sobre o equivalente de quatro verduras e duas frutas por dia e meia taça de vinho," diz Agneta Akesson, uma das cientistas por trás da pesquisa.
Ela ressalta que os modelos de dieta em questão incluíram o consumo regular de cereais, peixe e feijão. Quase um terço das mulheres no estudo mostraram este hábito alimentar mais saudável, que por sua vez, apresentou uma diminuição em 57 por cento no risco de enfarte do miocárdio, comparando-se a uma dieta com baixos índices desses gêneros alimentícios.
Leia mais sobre “Frutas e Verduras Aumentam a Esperança de Conquistarmos Corações Mais Sadios” e participle do debate no IHRSA Wellness Report |
| Busca por Assunto |
| Busca por Data |